Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quadro de Horário
Início do conteúdo da página

A Importância do Quadro de Horário

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h35 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h35 | Acessos: 260
 
A elaboração do quadro de horário dos professores de um curso é um dever árduo e que requer dedicação dos coordenadores. A importância do quadro reside no fato de que qualquer instituição de ensino só pode funcionar adequadamente se cada disciplina tiver um docente competente no horário para efetuar a aula.
O quadro de horário é o que define a organização do currículo do ano letivo. Nele estarão as horas que os professores de cada disciplina terão em sala de aula, os minicursos, os feriados, as férias, os dias letivos, as atividades extracurriculares — festas, campeonatos e outros —, as avaliações e as atividades pedagógicas (reunião de professores, conselhos de classe, semanas pedagógicas e trabalhos de escola coletivos).
Nenhuma dessas ações pode ser bem executada sem um quadro de horário, pois todas essas atividades dependem da participação direta de coordenadores, de professores e de alunos e o tempo deles é precioso. 

O local e a estrutura da universidade

A importância do quadro inclui analisar as variações do local. O planejamento do quadro de horário deve levar em consideração a realidade da sua região.
Incluindo a estrutura, as condições de transporte e município em questão. De nada adianta direcionar a primeira aula do dia para um professor que só terá condições de chegar na escola depois das 10 da manhã.
Esse é um aspecto essencial na formação dos horários, um erro e a aula ficará sem um professor. Em regiões rurais, a elaboração do quadro deve avaliar as épocas de safra e entressafra, essenciais para manter a circulação do transporte nessas regiões.

Controle da utilização de ambientes

O quadro controla os movimentos e os ambientes da escola. Dentro e fora dela.
Indica como as disciplinas devem ser dispostas durante a semana. Os horários em que cada sala especial — laboratório ou sala de estudo — podem ser utilizados sem conflitos de agenda.
O quadro controla o deslocamento dos professores. Estabelece quem trabalha em um ou mais turnos, limita os números de aula diários de cada professor e elimina o tempo entre o deslocamento dos docentes para as salas.
O quadro de horário escolar, basicamente, é muito importante. Sem ele, tudo isso vira uma bagunça completa!
 
FONTE:
Fim do conteúdo da página